Agentes e agenciamento

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O agenciamento literário é uma forma do seu trabalho chegar a um editor já com a garantia de que foi aprovado por alguém com conhecimento de causa. As agências são formadas por pessoas que trabalham no mercado editorial e que entendem dele.

Como encontro um agente?

Converse com outros autores, procure na internet – veja o portfólio profissional da agência, se é adequado ao que você escreve, se os autores com quem eles trabalham são bons, com que editoras eles conseguiram contrato.
Aí, você manda o material que eles pedem e precisam. E espera uma resposta.

Como trabalha um agente?

Ele pega seu material e apresenta para editoras adequadas, junto com uma boa apresentação da obra.

O que o agente ganha com isso?

Isso é importante e pode ser confuso.
Um agente sério NÃO COBRA ANTECIPADAMENTE PELO AGENCIAMENTO. Ele recebe um percentual quando conseguir vender a sua obra. Se você encontrar um agente que te pede dinheiro para aceitar te representar, corre.
Uma agência literária pode oferecer outros serviços além do agenciamento. E esses sim são cobrados conforme são feitos. (Alguns exemplos de serviços que podem ser prestados por agências incluem análise/leitura crítica, copidesque/preparação textual, coaching, revisão, planejamento editorial, plano de marketing).
Algumas agências só trabalham com um autor depois que ele passa (e paga) pela análise completa do seu material. A vantagem desse método é que o autor, mesmo que não fechando o contrato, tem uma opinião profissional, de alguém inserido no mercado, sobre o seu trabalho. Outras, fazem um processo de triagem sem cobrar a análise. Nesse caso, apesar do autor não ter um gasto a priori, ele não recebe um parecer quando é recusado e não tem a garantia de que seu original vá ser lido por completo.
Outra coisa: um agente sério jamais vai te apresentar uma proposta de publicação paga ou em parceria. Se ele fizer isso, provavelmente é por receber comissão da editora. Ou seja: corra.

 

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